segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval

A posição da igreja, independente da denominação, e que tem seus alicerces fundamentados na verdade bíblica, não tolera, não incentiva e condena o carnaval como prática perniciosa à saúde espiritual dos que praticam uma autêntica fé cristã.


Não existe justificativa para o cristão participar de uma comemoração carnavalesca, nem mesmo o argumento de que está no meio da folia para evangelizar. Tal postura é anti-bíblica, fere as ordenanças que proíbem a convivência entre os que não professam a fé verdadeira. Isso acontece porque o Espírito Santo não compartilha com as trevas e, com certeza, em meio a uma festa de carnaval, a luz de Deus não chega não brilha nem indica o caminho desejável.


Não fosse assim, Jesus estaria sendo incoerente quando disse: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (Jo 6:63)
Um conhecido carnavalesco disse, à grande imprensa, que a festa era uma oportunidade única de extravasar os desejos da carne. “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para a carne; mas o que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” (Rm 8:5-8).

Paulo fala da inclinação para a carne de maneira geral, não separando uma inclinação “santa” que seria própria de cristãos evangelistas em festas mundanas. O apóstolo ainda diz em 1Co 6:20 que os cristãos “foram comprados por bom preço; glorificai, pois a deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

"Considerai-vos como mortos ao pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos".(Rom 6:11)

Como diz um ditado popular: “para o bom entendendor, meia palavra basta”. Podemos não entender um perigo, mas Deus disse ao povo de Israel: “Deixe o ímpio o seu caminho e o homen maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”(Is 55:7)

Em 1Co 15:50, Paulo alerta para o perigo da carnalidade, tema em que ele insiste em quase todos os seus escritos. É bom meditar mais demoradamente nesse versículo: “ E agora digo, irmãos; que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção”. Amém!

Texto extraído do livro “Festas Populares e suas Origens” escrito por Milton Vieira (S.V. Milton), contate para aquisição ou detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário